
Natal - Angariar cinco mil pares de meias para os sem-abrigo de Lisboa
A Comunidade Vida e Paz, instituição de solidariedade social católica, está angariar cinco mil pares de meias até 13 de Dezembro para os distribuir aos sem-abrigo da cidade de Lisboa. Lançada há um mês, a campanha "Junta as tuas meias às minhas!" propõe-se recolher cinco mil pares de meias, mas Pedro Santos, monitor da Comunidade Vida e Paz, disse que o número deverá ser ultrapassado, dado que a adesão de pessoas e empresas à iniciativa tem "superado as expectativas". De acordo com a mesma fonte, as meias, novas, têm sido entregues por pessoas, a título individual, paróquias, empresas e escolas, entre outros. Depois de recolhidas, serão distribuídas pelos sem-abrigo na habitual Festa de Natal, que decorre a 14, 15 e 16 de Dezembro numa das cantinas da Universidade de Lisboa. Além das meias e de uma refeição quente especial, os sem-abrigo vão receber comida, agasalhos e outro tipo de roupa. "As meias que sobrarem serão encaminhadas para os centros terapêuticos", adiantou Pedro Santos. A Comunidade Vida e Paz, tutelada pelo cardeal-patriarca de Lisboa, tem três centros terapêuticos - em Fátima, Venda do Pinheiro e Sobral do Monte Agraço - que albergam, no conjunto, cerca de uma centena de idosos com carências familiares e sociais, toxicodependentes e alcoólicos. Diariamente, equipas de voluntários confeccionam e distribuem aos sem-abrigo de Lisboa mais de uma centena de sacos com leite, sandes e um bolo, além de agasalhos e roupa.
---
Crianças - Crimes sexuais contra menores triplicaram em Portugal nos últimos cinco anos
Os crimes sexuais contra crianças e jovens triplicaram em Portugal nos últimos cinco anos, tendo a Policia Judiciária registado 1.300 casos em 2006 contra menos de 400 em 2001. Dos casos de abusos sexuais contra menores registados em 2006, 81 por cento (quatro em cada cinco) foram cometidos por familiares próximos e 28 por cento por vizinhos. A maioria dos crimes foi em casa (60,45 por cento) e os restantes em locais ermos (7,69 por cento), escolas ou colégios (4,46 por cento) ou em meios de transporte (4,22 por cento). Os dados apresentados em Maio pelo coordenador do Departamento de Investigação Criminal do Funchal, Carlos Farinha, referem ainda que 34 por cento das mães das crianças e dos jovens são as principais denunciadoras. Estes crimes são também denunciados pelo pai (14 por cento), pelas comissões de protecção de menores (10 por cento), pelo tribunal (7 por cento) e pelas escolas (5 por cento). Em 96 por cento dos casos o agressor era do sexo masculino e em 75 por cento as vítimas eram do sexo feminino. Há ainda 4 por cento de casos de agressores do sexo feminino e 25 por cento de vítimas do sexo masculino. Segundo Carlos Farinha, os números revelam ainda que existem muitos agressores sexuais acima dos 70 anos e que em relaçäo às vítimas, a faixa etária mais atingida é entre os oito e os 13 anos.
---
Missões de Solidariedade em Exposição Fotográfica na Universidade Católica do Porto
O Centro Regional do Porto da Universidade Católica recebe, no Dia Internacional do Voluntário, 5 de Dezembro, pelas 18h30, uma Exposição de Fotografia sobre as Missões de solidariedade realizadas pela GAS’ África no Verão de 2007, em Angola e Moçambique. Diversos voluntários deste Grupo de Acção Social darão o seu testemunho, contando algumas das vivências em terras Africanas. O Grupo GAS’ África existe na Universidade Católica Portuguesa há 18 anos e actualmente está integrado na Caso – Católica Solidária. É constituído por estudantes de diferentes cursos e faculdades, que partem todos anos para Missão, durante Agosto e Setembro, onde trabalham em contexto hospitalar – prestando cuidados básicos de saúde e apoio psicossocial – e em centros de acolhimento de crianças. Já realizaram projectos em Angola (Luanda e Lubango), Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Portugal (Madeira). Esta exposição pretende dar a conhecer o trabalho dos voluntários da GAS’ África, assim como angariar fundos para a realização de projectos futuros.
---
Acções solidariedade do Rotary Clube de Olhão
A “Campanha abrace quem tem frio” do Rotary Clube pretende recolher agasalhos, livros e brinquedos até ao dia 12 de Dezembro. Os interessados podem deixar as suas contribuições na loja n.º 12 da Av. da República em Olhão (perto da Igreja Matriz/Senhor dos Aflitos) no seguinte horário: durante a semana das 15:00 às 18:00 horas, aos sábados das 10:00 às 13:00 horas. A “Noite de Fados” é o evento que o Rotary Clube de Olhão promove no dia 13 de Dezembro, no Restaurante Kinkas, às 20:30 horas. O custo do jantar é de 22 euros. Os fundos recolhidos vão ser entregues ao Centro de Bem-Estar Social Nossa Sra. de Fátima, que alberga mais de 30 raparigas com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos de idade. Os bilhetes podem ser comprados até ao dia 10 de Dezembro na mesma loja onde são entregues as contribuições para a campanha de agasalhos.
---
É caso para dizer que a Solidariedade está em alta!