Acerca de mim

Sou Técnica de Serviço Social /Assistente Social por gosto! ATENÇÃO: Não sou do signo Touro (como está no profile), mas sim CAPRICÓRNIO! ;)
Google

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007



"Sugestões de presente para o Natal:
Para seu inimigo, perdão.
Para um oponente, tolerância.
Para um amigo, seu coração.
Para um cliente, serviço.
Para tudo, caridade.
Para toda criança, um exemplo bom.
Para você, respeito ".

- Oren Arnold -

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Exposição Itinerante - "As Crianças também têm direitos"

Numa óptica de prestação de serviços à Comunidade, bem como procurando rentabilizar a aposta de longa data que a Escola Superior de Educação de Setúbal tem vindo a fazer ao organizar e dar a conhecer exposições diversificadas e todas elas de interesse para o público quer académico quer em geral, essa Escola considerou dever disponibilizar as exposições sob a sua responsabilidade em formato itinerante...

No dia em que se assinalam 18 anos desde que foram aprovados os direitos da criança de forma unânime pela Assembleia-geral das Nações Unidas, a ESE de Setúbal apresentou a sua primeira exposição itinerante intitulada "Crianças: Pessoas com Direitos".

A ESE de Setúbal recordou os Direitos da Criança aprovados a 20 de Novembro de 1989 no âmbito da Convenção dos Direitos da Criança (CDC). Para o efeito, em conjunto com a Revista Cais e o Comité Português para a UNICEF, inaugurou uma exposição intitulada "Crianças: Pessoas com Direitos".

É constituída por uma série de fotografias e textos cujos direitos foram cedidos pela UNICEF e publicados na edição de Junho de 2006 da Revista Cais editada pela Associação CAIS. Cada uma destas fotografias representa alguns dos 54 artigos da Convenção sobre os Direitos da Criança.

Depois de apresentada nas suas instalações, a ESE disponibiliza-a a todas as instituições que a solicitem. A cedência desta exposição está sujeita à sua disponibilidade e à definição de uma data previamente acordada entre a Escola e a entidade requisitante. O seu empréstimo implica o pagamento de uma quantia simbólica, destinada à manutenção da própria exposição.

Os interessados devem endereçar os seus pedidos à Escola Superior de Educação de Setúbal através dos seguintes contactos:


Escola Superior de Educação de Setúbal
Campus do Instituto Politécnico de Setúbal
Rua Vale de Chaves - Estefanilha
2914 - 504 Setúbal
Fax: 351 265 710 810
Telefone: 265 710 800 (extensão 860)
E-mail:
cdirectivo@ese.ips.pt

Prevê-se o lançamento de mais duas exposições itinerantes até ao final do presente ano lectivo de 2007.08 subordinadas a temáticas relativas ao Comércio Justo e Educação do Consumidor. Caso pretenda obter informações actualizadas a este respeito poderá contactar-nos através dos contactos supra.
Quem estiver interessado em expor obras de pintura, escultura, desenho, fotografia... etc. as instalações da ESE de Setúbal estão ao dispor, nomeadamente o átrio principal seguindo as instruções disponíveis no site da ESE de Setúbal ou entrando directamente em contacto com a Escola.
---

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

SUCESSO!

Associação serviu 4500 refeições em Lisboa

A contribuição excedeu as melhores expectativas, pelo que o que sobra será enviado a outras associações do género.
A associação Comunidade Vida e Paz serviu entre sexta-feira e domingo mais de 4500 refeições aos sem-abrigo da capital. Nas cantinas da Universidade de Lisboa cerca de 4 mil pessoas juntaram-se para puder ter uma refeição digna desse nome.
A associação esperava cerca de 2500 pessoas, mas a verdade é que esse número foi largamente ultrapassado. Esta associação tinha sido confrontada com um assalto, na semana passada, no qual levaram a maior parte dos alimentos destinados a este jantar de Natal para os sem-abrigo.
Uma gigantesca onda nacional de solidariedade permitiu, em apenas uma semana, a realização desta iniciativa. A contribuição excedeu até as melhores expectativas, pelo que o que sobra será enviado a outras associações do género.
---

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Seminário

A Diversidade nas Escolas
e o papel da Educação para os Direitos Humanos
17 de Dezembro de 2007, 17:00, Sala de Seminários do CES (2º Piso)
Programa:
17h – Boas-vindas e Introdução
17h10 – Intervenção Diversidade e Discriminação em Meio Escolar – Marta Araújo
17h40 – Intervenção Educação para os Direitos Humanos nas Escolas – José Manuel Pureza
18h10 – Debate
18h50 – Palavras Finais

- Clicar na imagem para ampliar -

Informações e Inscrições:http://cpcjportimao.blogspot.com/

CES (In)Forma

- Clicar na imagem para ampliar -


quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

(In)Formação SOLIDARIEDADE



CARACTERIZAÇÃO SOCIAL, ECONÓMICA E CULTURAL DAS FREGUESIAS

Estudo denuncia assimetrias entre interior e litoral


São várias as assimetrias sociais que acentuam o fosso entre ricos e pobres e o litoral e o interior do país, os dados constam do estudo que reporta ao ano de 2003 e que agora foi publicado em livro.

Isabel Monteiro, na qualidade de presidente da Seiva - Associação ao Serviço da Vida, foi a responsável pela realização do estudo; Adelino Duarte Gomes, Professor da Universidade de Coimbra, foi o coordenador científico; o Padre José Maia, ex-presidente da UIPSS, incentivou e propiciou as condições para execução de todo o projecto. A CNIS editou o livro.

---

Santo Tirso angaria bens para S. Tomé Príncipe

A Câmara de Santo Tirso apela à participação da população numa campanha de angariação de bens destinada ao distrito de Cantagalo, em S. Tomé e Príncipe.
A iniciativa de solidariedade já está a decorrer e prolonga-se até Janeiro de 2008.

---

Trenó da Solidariedade nos CTT de Anadia

Na Estação dos CTT de Anadia está a decorrer até ao final do mês de Dezembro, uma Campanha de Natal.
São vários os produtos para crianças que as pessoas podem adquirir, desde livros a materiais de artes plásticas e que posteriormente poderão colocar no Trenó da Solidariedadepara oferecer à Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Anadia.

---


terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Petição online contra novas medidas de higiene da ASAE

ASAE considera iniciativa "um profundo disparate sem qualquer fundamento"

Petição online contra novas medidas de higiene da ASAE já reuniu mais de mil assinaturas
11.12.2007 - 20h35 Lusa
Mais de mil pessoas já assinaram a petição online contra as novas medidas de higiene da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), que já considerou a iniciativa "um profundo disparate sem qualquer fundamento".
A petição, intitulada "Não às novas medidas de higiene alimentar da ASAE" por considerá-las "contra o povo português", tinha até meio da tarde de hoje 1043 assinaturas.
Sem autor nem data de início, a petição pretende protestar contra a proibição da venda de produtos alimentares não empacotados, a proibição da utilização de chávenas de porcelana para chás e cafés e de copos de vidro para outras bebidas.
De acordo com o texto a circular online, os princípios usados pela ASAE são "duvidosos e obsessivos" e o facto de se preferir a utilização de copos de plástico significa para os assinantes a promoção de uma política de "desperdício", que terá como resultado final o aumento da produção do lixo."Como nos podem exigir que bebamos café em copos de plástico, como podem impedir a venda de bolas de Berlim nas praias, ou proibir que os cafés vendam produtos de fabrico próprio não empacotados?", são algumas questões postas.
A ASAE já reagiu à iniciativa e considerou que “a petição é um profundo disparate sem qualquer fundamento, uma invenção de alguém muito brincalhão"."A ASAE não impõe medidas, é uma entidade fiscalizadora, não legisla, apenas fiscaliza o que está disposto na lei", afirmou o assessor da entidade, que acrescentou que se qualquer das proibições descritas na petição estivesse prevista, a ASAE já teria sido informada.
---

Aniversário SOS RACISMO (errata)‏


Caros Amigos e/ou Bloggers,

Solicitamo-vos já para a divulgação da nossa nova marca gráfica neste dia do nosso aniversário (10 Dezembro - Dia da Declaração dos Direitos Humanos). Infelizmente, e por lapso, o cartaz continha a morada do nosso site de forma incorrecta.

A morada correcta é



segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

And the winner is...


Al Gore leva o prémio Nobel da Paz 2007


O ex-vice-presidente dos Estados Unidos e atual ativista ambiental Albert Arnold (Al) Gore Jr. e o Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) da ONU levaram o prêmio Nobel da Paz 2007.

Al Gore e a entidade, presidida pelo indiano Rajendra Pachauri, receberam o prêmio pela luta na preservação do meio ambiente e a divulgação do conhecimento sobre as mudanças climáticas e seus efeitos no planeta. Eles vão dividir o prêmio de US$ 1,5 milhão - cerca de R$ 3 milhões.


Veja quem foram os últimos dez ganhadores do Nobel da Paz

---


domingo, 9 de dezembro de 2007

Vamos DIVULGAR & AJUDAR!

Assaltado armazém da Comunidade Vida e Paz
No interior do armazém havia bens para a festa de Natal dos sem abrigo
Mas na garagem nos Olivais transformada em armazém e até ontem cheia de donativos, falta hoje quase tudo, depois dos voluntários se terem deparado com o inesperado.
A zona alimentar sofreu uma autêntica razia. Desapareceram 180 litros de azeite, 50 quilos de café, arroz, massa e farinha. Os assaltantes levaram brinquedos e roupa, mas só os novos e milhares de meias angariadas numa campanha anual e que conseguiu juntar 22 mil pares.


Os voluntários e funcionários já hoje arregaçaram mangas mas a contabilidade a fazer é triste e vazia. Este é o décimo nono natal da Comunidade Vida e Paz com os sem abrigo. Voluntários e funcionários esperam que até à festa, no próximo fim-de-semana, ainda haja tempo para um milagre, ou para uma onda de solidariedade.
---

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

(In)Formação IAPPC





Local de Realização: IAPPC, Instituto de Apoio Psicopedagógico

Parque Oceano, Rua Gonçalo Mendes da Maia, Lote 11

Santo Amaro de Oeiras

2780-323 Oeiras


- INSCRIÇÕES LIMITADAS A 8 FORMANDOS -


Contactos: http://www.iappc.pt/ geral@iappc.pt tlm 960 048 085


---


Artigos


---


Fórum IAPPC


O Fórum IAPPC, assume-se como um espaço de partilha e de aprendizagem de saberes e conhecimentos.

APDASC - Concurso de Fotografia


II Concurso de Fotografia Digital da APDASC - Flashes de Natal


O Departamento de Tempos livres e Ócio (DTLO) da APDASC, organiza o II Concurso de Fotografia Digital subordinado ao tema "Flashes de Natal", de 20 de Novembro a 10 de Dezembro de 2007, destinado aos sócios da APDASC.

Participa!

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

DIVULGO: Aniversário SOS RACISMO


Caros Amigos e/ou Bloggers,


O SOS RACISMO comemora o seu décimo sétimo aniversário no próximo dia 10 de Dezembro (segunda-feira), data em que se celebra também a Declaração Universal dos Direitos do Homem.

Na comemoração dos seus 17 anos, o SOS Racismo realizou uma parceria com a Escola Superior Artística do Porto (ESAP), com o objectivo de criar uma nova marca gráfica para o nosso movimento. Após apresentação de várias propostas e deliberação em Assembleia-geral de sócios, a imagem adoptada (de autoria de Mariana Malafaya e Diogo Leite) pretende ser a expressão de uma nova fase do trabalho a desenvolver pela associação.

Estamos por isso a solicitar a tua participação na divulgação da nova imagem da associação no dia do nosso aniversário.

Podes contribuir para a divulgação do nosso aniversário colocando a imagem que enviamos em anexo no teu blogue, no dia 10 de Dezembro (segunda-feira), e enviando-a para a tua rede de contactos da blogosfera.

O teu apoio é fundamental para comunicarmos o nosso aniversário. Contamos com a tua colaboração.

Pelo SOS RACISMO

Joana Alves dos Santos

A MELHOR SECRETÁRIA DO ANO 2007‏



É o primeiro e único prémio que reconhece a excelência de liderança da Secretária vista directamente pelo seu chefe mais próximo, com o objectivo de reconhecer as suas qualidades profissionais e humanas.

PARTICIPE!

O vencedor será desvendado em Maio de 2008, no II Congresso Internacional de Formação para Assistentes de Direcção, em Lisboa, onde lhe será entregue o prémio de Melhor Secretária e acontecerá a publicação do livro “Nunca esqueça isto... Os melhores conselhos dos grandes profissionais de secretariado”.


Para concorrer é apenas necessário que preencha o questionário online http://www.secretariaonline.net/ e que nos envie os seguintes elementos (por correio ou email):

- Curriculum Vitae

- Cópia de certificados/diplomas

- Carta de referência (escrita pelo seu Director)

Campanha de Natal da CARITAS

Pelo 5º ano consecutivo, a Cáritas vai realizar em todo o país a OPERAÇÃO 10 MILHÕES DE ESTRELAS-UM GESTO PELA PAZ.

Esta iniciativa tem o objectivo de contribuir para “lançar uma pedrada no charco” em que se tornou a vivência do Natal que deixou de ter no seu centro o aniversariante: Jesus Cristo.
Na génese desta campanha estão os valores da solidariedade da justiça e da paz
A vela é apenas um sinal e um instrumento que facilite a partilha de bens com os mais pobres, porque enquanto persistirem tantas e tão graves desigualdades na haverá paz na terra mesmo para “os homens de boa vontade”.

A proposta do acendimento de uma pequenina chama nos parapeitos das nossas casas também é denúncia da opulência, expressa em milhões de luzes que se acendem mas que não iluminam verdadeiramente nem aquecem os corações.

FAÇA UM GESTO DE PAZ.
NA NOITE DO DIA 24 DE DEZEMBRO ACENDA UMA VELA PELA PAZ

Informações - Nº Grátis - 80026262

Convite - CAFAP da Associação Integrar


Mais Informações:
Associação Integrar
SEDE NACIONAL:
Rua do Teodoro, nº 1 - 3030-213 Coimbra
Telefones: 239 705 697 / 239 723 705 Fax: 239 713 782
(Junto ao Estádio Cidade de Coimbra)
Telemóveis: 914729357/ 969064529
Url: www.integrar.org
E-mail: integrar@integrar.org

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

(In)Formação CES


Curso de Formação

Representações Sobre Aborto: Activismo, (I)legalidades e Saúde Reprodutiva num Contexto em Mudança

Coordenação: Boaventura de Sousa Santos, Ana Cristina Santos e Madalena Duarte
7 e 8 de Janeiro de 2007, Sala de Seminários do CES (Piso 2)

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Declaração de Direitos das Pessoas Deficientes


As pessoas com deficiência gozam de todos os direitos estabelecidos nesta Declaração. Estes são reconhecidos a todas as pessoas com deficiência sem qualquer excepção e sem distinção ou discriminação com base em questões de raça, cor, sexo, língua, religião, opiniões políticas ou outras, origem social ou nacional, estado de saúde, nascimento ou qualquer outra situação que diga respeito à própria pessoa com deficiência ou a sua família.


---

O Dia Internacional das Pessoas Com Deficiência (3 de dezembro) é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas. Procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural. A cada ano o tema deste dia é baseado no objetivo do exercício pleno dos direitos humanos e da participação na sociedade, estabelecido pelo Programa Mundial de Acção a respeito das pessoas com deficiência, adoptado pela Assembléia Geral da ONU em 1982.
---

MAS...
As associações portuguesas de deficientes dizem que hoje, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, "não têm quaisquer razões para comemorar". Contestam a perda de direitos e a inexistência de condições de emprego, circulação e integração.
O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência , que se assinala hoje, será comemorado em Portugal com um conjunto de iniciativas oficiais numa altura em que associações de deficientes contestam a perda de direitos.
A Associação Portuguesa de Deficientes (APD) considerou ontem não haver "quaisquer razões para comemorar", tendo em conta a existência de "retrocessos consideráveis no processo de inclusão social".
"No Dia Internacional das Pessoas com Deficiência o panorama actual e do futuro próximo não podia ser mais desolador. As pessoas com deficiência não têm quaisquer razões para comemorar. A hora é de luto e de luta", conclui a APD.
Em comunicado, a APD afirma que "o panorama da situação actual e do futuro próximo não podia ser mais desolador", nomeadamente a nível da educação, do emprego, das prestações sociais e das barreiras físicas e de informação nas ruas e nos edifícios públicos.
A associação critica igualmente "o fim anunciado dos benefícios fiscais", previsto no orçamento do Estado para 2007, alegando que "muitos trabalhadores com deficiência não serão capazes de fazer face às despesas que decorrem das desvantagens sociais que enfrentam e, por isso, verão seriamente comprometida a inclusão no mercado de trabalho".
A perda de benefícios fiscais levou cerca de 30 dirigentes associativos das principais instituições que apoiam pessoas com deficiência a manifestarem-se esta semana frente à Assembleia da República.
À margem destas críticas o Governo preparou um conjunto de iniciativas a decorrer em todo o país durante duas semanas.
A secretária de Estado adjunta da Reabilitação, Idália Moniz explicou que este ano o Governo decidiu criar um programa de quinze dias com iniciativas para sensibilizar, eliminar preconceitos e dar visibilidade e estímulo às comunidades locais que desenvolvem trabalho nesta área.
"É importante que as comunidades locais se sintam reconhecidas e motivadas", disse.
O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi criado em 1992 pelas Nações Unidas depois de ter dedicado dez anos a esta temática, promovendo a tomada de consciência e de adopção de medidas para melhorar a situação das pessoas com deficiência.
Em Portugal o dia será assinalado através da divulgação de boas práticas e com iniciativas que decorrem desde 28 de Novembro até ao dia 8 de Dezembro.
Entre as várias iniciativas a decorrer em vários pontos do país está prevista a realização de seminários, de acções de formação, de eventos desportivos e ainda a apresentação pelo primeiro-ministro do Plano de Acção para a Integração das Pessoas com Deficiências ou Incapacidade 2006-2009.
O plano, que prevê 95 medidas entre as quais a extensão da escola inclu siva até ao Ensino Superior e o aumento em 30 por cento das valências sociais nesta área será apresentado amanhã na Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa Deficiente, na Amadora.
Aprovado a 31 de Agosto em Conselho de Ministros, o plano prevê a concretização de um programa nacional de promoção as acessibilidades, tendo em vista a eliminação gradual das barreiras físicas e tecnológicas.
Até 2009, o Executivo pretende fazer aceder à formação profissional "públicos" que não conseguem até agora integrar estes programas com regularidade, assim como criar "novos programas de emprego protegido para aqueles que não conse guem trabalhar em meio normal de trabalho".
---
Fonte: Jornal Público