Acerca de mim

Sou Técnica de Serviço Social /Assistente Social por gosto! ATENÇÃO: Não sou do signo Touro (como está no profile), mas sim CAPRICÓRNIO! ;)
Google

quinta-feira, 29 de março de 2007

Apetece-me dizer...

... para TODAS AS MULHERES
QUE PASSARAM POR UM PROCESSO DE ABORTO:
FOOOOOOOOOOOOOORÇA...
MUITA FORÇA.

terça-feira, 27 de março de 2007

DIA INTERNACIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL - 27.Março

Quero apenas felicitar todos os colegas
e
desejar a continuação de "Boas Lutas"!
POR UM MUNDO MELHOR,
BEM HAJA A TODOS!

segunda-feira, 26 de março de 2007

Petição dos A.S.´s Pela Ordem - 3210 assinaturas


Hoje, às 00:48, registavam-se 3210 assinaturas na PETIÇÃO DOS ASSISTENTES SOCIAIS PELA ORDEM... Já estivemos mais longe das 4000 (o nosso objectivo imediato)... toca a divulgar porque a Insistente Social já avisou a contagem decrescente: "...Espero entregar a petição na segunda-feira ao fim do dia (e não hoje como anunciei antes)..."
É só passar a informação - internet, estabelecimentos de ensino/formação, locais/colegas de trabalho, amigos, ...
A LUTA É DE TODOS!!!

sábado, 24 de março de 2007

Frase Curiosa!


"As hierarquias são como as prateleiras...

...quanto mais altas, mais inúteis!"

sexta-feira, 23 de março de 2007

Filme Português Sobre a Imigração Feminina

Uma Gaivota - leitor(a) do (In)Formação Social - , deixou a sugestão:
Filme português sobre a Imigração Feminina, que vai estrear, no Auditório Soror Mariana, pelas 21:30h, em Évora a 27 de Março, -"Waiting for Europe" de Christine Reeh, rodado em Portugal, Espanha e Bulgária.

O filme tem música experimental, inédita de Christoph Korn.

Ciclo de Conferências no Domínio da Gerontologia Social

FUNDAÇÃO BISSAYA BARRETO


Integrado no mestrado em Gerontologia Social, o Instituto Superior Bissaya Barreto (ISBB), programou para o presente ano lectivo (2006/2007), um ciclo de conferências no âmbito desta temática, cuja 1ª Conferência ocorreu em Novembro de 2006.
Assim, nesta continuidade, dia 21 de Abril, irá realizar-se a 2ª Conferência intitulada "Cuidar no Masculino: Quando os Homens Cuidam dos Seus Parentes Idosos", no Campus do Conhecimento e da Cidadania, em Bencanta-Coimbra, das 11 às 13horas.
A conferência irá ser apresentada pelo Dr. Óscar Ribeiro, Investigador da Unidade de Investigação e Formação sobre Adultos - Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (UNIFAI-ICBAS), docente da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro.
...
Inscrições:
- Data Limite: 19.04.2007
- Preço: Estudantes-5 euros; Profissionais-10 euros.
...
Mais Informações:
- Telefone: 239800450
- Fax: 239800480
- E-mail:isbb@isbb.pt

Vamos Ajudar o IPO

O REAPN pediu para passarmos a palavra:


Podem passar palavra?

O Instituto Português de Oncologia (IPO) está a angariar filmes VHS para os doentes da unidade de transplantes que estão em isolamento. «São crianças e adultos que precisam de um transplante de medula e de estar ocupados durante o tempo de internamento», explicou ao Portugal Diário a Enfermeira responsável pela unidade, Elsa Oliveira.
A «falta de "stocks"» torna necessária a ajuda da população: «Precisamos de filmes para as pessoas mais desfavorecidas que não têm possibilidade de os trazer. Algumas crianças trazem os seus próprios filmes e brinquedos mas depois quando têm alta levam-nos», acrescenta.
O IPO aceita todos os géneros de filmes, mas a preferência vai para a «comédia». Numa altura menos feliz das suas vidas, «um sorriso vai fazer bem a quem passa dias inteiros numa cama de hospital». Rir é sempre um bom remédio.
---
As cassetes de vídeo ou DVD's antigos podem ser enviadas para:
Instituto Português de Oncologia de Francisco Gentil
A/C Sr.ª Enf.ª Elsa Oliveira
Rua Professor Lima Basto 1
093 Lisboa Codex
Ou então, informe-se pelo telefone: 21 726 67 85

quinta-feira, 22 de março de 2007

ÁGUA versus COCA-COLA

ÁGUA:
- Um copo de água corta a sensação de fome durante a noite para quase 100% das pessoas em regime - é o que mostra um estudo na Universidade de Washington.

- Falta de água é o factor nº 1 da causa de fadiga durante o dia.

- Estudos preliminares indicam que de 8 a 10 copos de água por dia, poderiam aliviar significamtivamente as dores nas costas e nas articulações em 80% das pessoas que sofrem desses males.

- Uma mera redução de 2% da água do corpo humano pode provocar incoerência na memória de curto prazo, problemas com matemática e dificuldade em focalizar um ecrã de computador ou uma página impressa.

- Beber 5 copos de água por dia, diminui o risco de câncro no cólon em 45%, pode diminuir o risco de câncro de mama em 79% e em 50% a probabilidade de se desenvolver câncro na bexiga.

EU PERGUNTO:
“Está a beber a quantidade de água que deveria, todos os dias?!”


COCA-COLA
- Em muitos Estados nos E.U.A., as patrulhas rodoviárias carregam 2 galões de coca-cola no porta-bagagens, para serem usados na remoção de sangue na estrada depois de um acidente.

- Se vovê colocar um osso numa tigela com Coca-Cola, ele se dissolverá em 2 dias.

- Para limpar WC´s: despeje uma lata de Coca-Cola dentro da sanita e deixe a decantar por o período de uma hora e depois puxe o autoclismo.

- O ácido cítrico na Coca-Cola remove manchas na louça.

- Para remover pontos de ferrugem dos pára-choques cromados de automóveis, esfregue o pára-choques com um bocado de papel de alumínio (usado para embrulhar alimentos) molhado com Coca-Cola.

- Para limpar corrosão dos terminais de baterias de automóveis, despeje uma lata de Coca-Cola sobre os terminais e deixe efervescer sobre a corrosão.

- Para soltar um parafuso emperrado por corrosão, aplique um pano encharcado com Coca-Cola sobre o parafuso, por vários minutos.

- Para remover manchas de graxa sobre as roupas, despeje uma lata de Coca-Cola dentro da máquina com as roupas, adicione o detergente. A Coca-Cola ajudará a remover as manchas de graxa.

- A Coca-Cola também ajuda a limpar o embaçamento do pára-brisas do seu carro.

- Para sua informação: o ingrediente activo na coca-cola é ácido fosfórico - o seu PH é 2,8. Ele dissolve uma unha em cerca de 4 dias. Ácido fosfórico também rouba cálcio dos ossos e é o maior contribuinte para o aumento da osteoporose.

- Há alguns anos, fizeram uma pesquisa na Alemanha para detectar o aparecimentp de osteoporose em crianças a partir dos 10 anos (pré-adolescentes) - resultado: excesso de Coca-Cola por falta de orientação dos pais.

- Para transportar Coca-Cola, os camiões comerciais são identificados com a placa de “Material Perigoso” que é reservado para o transporte de materiais altamente corrosivos.

- Os distribuidores de Coca-Cola têm usado a Coca-Cola para limpar os motores dos seus camiões há pelo menos 20 anos.

- Mais um detalhe: A Coca-Cola Light, tem sido considerada, cada vez mais, pelos médicos e pesquisadores, como bomba de efeito retardado, por causa da combinação da Coca-Cola + Aspartame, suspeito de causar lúpus e doenças degenerativas do sistema nervoso.

EU PERGUNTO:
“Prefere o quê: um copo de água ou de Coca-Cola?!”

Dia Mundial da Água


quarta-feira, 21 de março de 2007

Dia Mundial da Poesia - Fica a minha homenagem...

No Dia Mundial da Poesia,
Lembrei-me de ser Leal.
Tentei fazer umas rimas,
Para o (In)Formação Social!

Como não tenho muito jeito,
Deixo aqui outro registo:
Poema com que me deleito
Ora vejam, leiam isto:


Ser poeta é ser mais alto, é ser maior

Do que os homens!

Morder como quem beija!

É ser mendigo e dar como quem seja

Rei do Reino de Aquém e de Além Dor!

É ter de mil desejos o esplendor

E não saber sequer que se deseja!

É ter cá dentro um astro que flameja,

É ter garras e asas de condor!

É ter fome, é ter sede de Infinito!

Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim...

É condensar o mundo num só grito!

E é amar-te, assim, perdidamente...

É seres alma, e sangue, e vida em mim

E dizê-lo cantando a toda a gente


Autora: Florbela Espanca


---

Nome: Florbela Espanca
Nascimento: 1894 Vila Viçosa
Morte: 1930
Época: Simbolismo
País: Portugal


Poetisa portuguesa, natural de Vila Viçosa (Alentejo). Nasceu filha ilegítima de João Maria Espanca e de Antónia da Conceição Lobo, criada de servir (como se dizia na época), que morreu com apenas 36 anos, «de uma doença que ninguém entendeu», mas que veio designada na certidão de óbito como nevrose. Registada como filha de pai incógnito, foi todavia educada pelo pai e pela madrasta, Mariana Espanca, em Vila Viçosa, tal como seu irmão de sangue, Apeles Espanca, nascido em 1897 e registado da mesma maneira. Note-se como curiosidade que o pai, que sempre a acompanhou, só 19 anos após a morte da poetisa, por altura da inauguração do seu busto, em Évora, e por insistência de um grupo de florbelianos, a perfilhou. Estudou no liceu de Évora, mas só depois do seu casamento (1913) com Alberto Moutinho concluiu, em 1917, a secção de Letras do Curso dos Liceus. Em Outubro desse mesmo ano matriculou-se na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, que passou a frequentar. Na capital, contactou com outros poetas da época e com o grupo de mulheres escritoras que então procurava impor-se. Colaborou em jornais e revistas, entre os quais o Portugal Feminino. Em 1919, quando frequentava o terceiro ano de Direito, publicou a sua primeira obra poética, Livro de Mágoas. Em 1921, divorciou-se de Alberto Moutinho, de quem vivia separada havia alguns anos, e voltou a casar, no Porto, com o oficial de artilharia António Guimarães. Nesse ano também o seu pai se divorciou, para casar, no ano seguinte, com Henriqueta Almeida. Em 1923, publicou o Livro de Sóror Saudade. Em 1925, Florbela casou-se, pela terceira vez, com o médico Mário Laje, em Matosinhos. Os casamentos falhados, assim como as desilusões amorosas, em geral, e a morte do irmão, Apeles Espanca (a quem Florbela estava ligada por fortes laços afectivos), num acidente com o avião que tripulava sobre o rio Tejo, em 1927, marcaram profundamente a sua vida e obra. Em Dezembro de 1930, agravados os problemas de saúde, sobretudo de ordem psicológica, Florbela morreu em Matosinhos, tendo sido apresentada como causa da morte, oficialmente, um «edema pulmonar». Postumamente foram publicadas as obras Charneca em Flor (1930), Cartas de Florbela Espanca, por Guido Battelli (1930), Juvenília (1930), As Marcas do Destino (1931, contos), Cartas de Florbela Espanca, por Azinhal Botelho e José Emídio Amaro (1949) e Diário do Último Ano Seguido De Um Poema Sem Título, com prefácio de Natália Correia (1981). O livro de contos Dominó Preto ou Dominó Negro, várias vezes anunciado (1931, 1967), seria publicado em 1982. A poesia de Florbela caracteriza-se pela recorrência dos temas do sofrimento, da solidão, do desencanto, aliados a uma imensa ternura e a um desejo de felicidade e plenitude que só poderão ser alcançados no absoluto, no infinito. A veemência passional da sua linguagem, marcadamente pessoal, centrada nas suas próprias frustrações e anseios, é de um sensualismo muitas vezes erótico. Simultaneamente, a paisagem da charneca alentejana está presente em muitas das suas imagens e poemas, transbordando a convulsão interior da poetisa para a natureza. Florbela Espanca não se ligou claramente a qualquer movimento literário. Está mais perto do neo-romantismo e de certos poetas de fim-de-século, portugueses e estrangeiros, que da revolução dos modernistas, a que foi alheia. Pelo carácter confessional, sentimental, da sua poesia, segue a linha de António Nobre, facto reconhecido pela poetisa. Por outro lado, a técnica do soneto, que a celebrizou, é, sobretudo, influência de Antero de Quental e, mais longinquamente, de Camões. Poetisa de excessos, cultivou exacerbadamente a paixão, com voz marcadamente feminina (em que alguns críticos encontram dom-joanismo no feminino). A sua poesia, mesmo pecando por vezes por algum convencionalismo, tem suscitado interesse contínuo de leitores e investigadores. É tida como a grande figura feminina das primeiras décadas da literatura portuguesa do século XX.
...


Começou Hoje a PRIMAVERA!!!

terça-feira, 20 de março de 2007

ALERTA - Menino Raptado

...
Mais um e-mail recebido:





URGENTE - MENINO RAPTADO
Passe MSG, muito depressa!
CatarinaTeixeira de Carvalho
Sociedade de Advogados
Rua de Grijó, nº 26, salas 1 a 3
4150 - 384 Porto
Tel.: 225322966/7 - Fax: 226174003
Este menino foi raptado no Alentejo, por favor passem este e-mail a todos os que conhecem. Para informações contactar com a Câmara Municipal de Viana do Alentejo.
Pensem que se vos acontecesse algo de género, gostariam de ser ajudados.

19 de Março - DIA DO PAI

...
Não me esqueci do Dia Do Pai... estive com o meu!

Mas, mesmo com atraso, fica o registo:

SER PAI
Ser Pai é receber a notícia de que aquela a quem amamos está à espera de um filho nosso.
Ser Pai é acompanhar, durante nove meses, o estado de graça da mulher.
Ser Pai é partilhar as idas ao médico.
Ser Pai é passar noites em branco, ao som do choro do bébé.
Ser Pai é mudar fraldas.
Ser Pai é dar banho à criança.
Ser Pai é dar a mão aos primeiros passos da vida do bébé.
Ser Pai é transmitir confiança e segurança.
Ser Pai é saber respeitar para ensinar a ser respeitado.
Ser Pai é ter a certeza de que, mesmo não estando presentes, alguém nunca se esquece de nós.
Ser Pai é uma infinidade de coisas que não cabem em palavras e frases feitas.
Ser Pai é ser único, é ser Amor na forma mais pura.
É ser completo, simplesmente porque sim!
...
A História do Dia do Pai
Tudo começou em 1909, quando Sonora Louise Smart Dodd, de Spokane, Washington, teve a ideia de escolher um dia especial para homenagear os pais, depois de ouvir um sermão no Dia da Mãe.
Sonora Dodd queria homenagear o seu pai, William Jackson Smart, um veterano da Guerra Civil. Depois da morte da mulher, em 1898, o Sr. Smart passou a cuidar sozinho dos seis filhos do casal, numa quinta no leste de Washington. Já adulta, Sonora Dodd compreendeu a força e a generosidade demonstradas pelo seu pai ao criar os filhos sozinho.
Com o apoio da Associação Ministerial de Spokane e da Associação de Jovens Cristãos, redigiu uma petição em que recomendava a aceitação de um Dia Nacional do Pai.
Graças aos esforços da Sra. Dodd, o primeiro Dia do Pai foi celebrado a 19 de Junho de 1910, em Spokane. Aproximadamente ao mesmo tempo, em vários locais por toda a América começava a comemorar-se um “Dia do Pai” e em 1924 o Presidente Calvin Coolidge apoiou publicamente a ideia de um Dia do Pai a nível nacional.
Finalmente, em 1966, o Presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial, em que decretava o terceiro Domingo de Junho como o Dia do Pai.
Em 1972, o Presidente Richard Nixon introduziu o Dia do Pai na lei. A partir desta data, passou a homenagear-se não só o pai, mas todos os homens que representam a figura paterna, como o avô, o padrasto ou o tio.
Dia 19 de Março – Dia de S. José - foi a data escolhida pelos filhos portugueses para homenagear os seus pais.

domingo, 18 de março de 2007

Pois é...


Uma mãe e um bebê, camelos, estavam por ali, à toa, quando de repente o bebê camelo perguntou:


- Mãe, mãe, posso te perguntar umas coisas?


- Claro! O que está incomodando o meu filhote?


- Por que os camelos têm corcovas?


- Bem, meu filhinho, somos animais do deserto, precisamos das corcovas para reservar água e por isso mesmo somos conhecidos por sobreviver sem água.


- Certo, e por que nossas pernas são longas e nossas patas arredondadas?


- Filho, certamente elas são assim para permitir caminhar no deserto.Sabe, com essas pernas eu posso me movimentar pelo deserto melhor do que qualquer um! Disse a mãe, toda orgulhosa.


- Certo! Então, por que nossos cílios são tão longos? De vez em quando eles atrapalham minha visão.


- Meu filho! Esses cílios longos e grossos são como uma capa protetora para os olhos. Eles ajudam na proteção dos seus olhos quando atingidos pela areia e pelo vento do deserto! Respondeu a mãe com orgulho nos olhos..


- Tá. A corcova é para armazenar água enquanto cruzamos o deserto, as pernas para caminhar através do deserto e os cílios são para proteger meus olhos do deserto. Então, o que é que estamos fazendo aqui no Zoológico???



Moral da história:


"Habilidade, conhecimento, capacidade e experiências, só são úteis


se você estiver no lugar certo!"




(Onde você está agora?)

sábado, 17 de março de 2007

Seja Solidário...NÃO CUSTA NADA!


Fonte: http://www.abraco.org.pt/

Apresentação de Inquérito -Satisfação dos Utentes a Respostas Sociais


O SOCIALGEST disponibiliza a apresentação do inquérito "Avaliação da satisfação dos utentes das respostas sociais Creche, Centro de Actividades Ocupacionais e Lar Para Idosos", no Workshop “Carta Social e Planeamento da Rede de Serviços e Equipamentos Sociais”, realizado no dia 7 de Fevereiro de 2007.


sexta-feira, 16 de março de 2007

PETIÇÃO ONLINE para ACABAR COM SITES DE PORNOGRAFIA INFANTIL

Está a ser feita uma petição online para acabar com os sites de pornografia infantil.

A única coisa que nos pedem é para acender uma vela virtual.

O objectivo de acender um milhão de velas em 4 meses foi cumprido em 60 dias.

Quantas mais velas, melhor.

Eu já acendi a minha...

As crianças agradecem. E o resto do mundo também.

O link está aqui: http://www.lightamillioncandles.com

ALERTA - Criança Desaparecida


quinta-feira, 15 de março de 2007

Fotografias Que Fizeram História

O MDIG é um favorito que me obriga a visita diária desde que me foi referenciado.


Deixo aqui um exemplo das várias fotografias que fizeram história:




Uma mãe que atravessa o rio com os filhos, durante a guerra do Vietnam, em 1965, para fugir ao bombardeamento americano...



(In)Formação APDASC


quarta-feira, 14 de março de 2007

14 de Março - Dia Mundial Da Incontinência Urinária


De forma geral a incontinência urinária (ou IU) ocorre quando, a pressão dentro da bexiga excede aquela que se verifica dentro da uretra ou seja há um aumento considerável da pressão para urinar dentro da bexiga, isso ocorre durante a fase de enchimento do ciclo de micção.


É definida como a perda involuntária de urina
, provocando por vezes certo constragimento á pessoa.

A incontinência urinária também pode ser designada de Enurese. E ocorre com certa frequência á noite, principalmente entre os idosos.


Dia 14 de Março
é considerado o Dia Mundial Da Incontinência Urinária.
---

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Incontin%C3%AAncia_urin%C3%A1ria

segunda-feira, 12 de março de 2007

(In)Formação REAPN - Seminário "Voluntariado... Caminho para SER"


Promovido pelo Centro de Estudos e Desenvolvimento do Instituto Politécnico de Beja (Centro Vasco da Gama) e co-financiado pelo Programa de Iniciativa Comunitária LEADER+ PRO-RURAL, o Projecto SER - Voluntariado Académico no Meio Rural, assume como parceiros os Serviços de Acção Social do IPB, Câmara Municipal de Beja, Cáritas Diocesana, Rede Europeia Anti-Pobreza, Centro de Apoio Social do Concelho de Beja, Instituto Português da Juventude, Instituto Superior de Serviço Social - Beja, Instituto Superior de Psicologia Aplicada - Beja e Universidade Moderna.

Sendo um Projecto que, reconhecendo o contributo inestimável dos voluntários para o desenvolvimento social e a importância do voluntariado académico na educação não formal dos alunos que frequentam o Ensino Superior, está particularmente empenhado na promoção e valorização da actividade voluntária.

Contando com o inestimável contributo dos seus parceiros, o Projecto SER convida-o/a a assistir ao Seminário Voluntariado...Caminho para SER (através do link http://vascodagama.ipbeja.pt/SER/), que sendo uma das actividades do Projecto SER, pretende constitui-se como um momento formativo e de debate/reflexão sobre os desafios, oportunidades e boas práticas do voluntariado no nosso país e na nossa região.

Destacamos no programa deste Seminário a participação de entidades como o Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, AMI, Cruz Vermelha, ESDIME, Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, Instituto Politécnico do Porto, Instituto de Solidariedade e Cooperação Universitária, Núcleo de Voluntariado de Mértola, Liga dos Amigos do Hospital de Beja, Serpa e do Centro de Saúde de Almodôvar, entre outros.

As inscrições podem ser enviadas por fax para o 284 313219.


Para informações adicionais queira contactar-nos para http://by140fd.bay140.hotmail.msn.com/cgi-bin/compose?mailto=1&msg=E8BCFCC3-C502-49B4-8211-F900149739B0&start=0&len=283313&src=&type=x&to=projecto_ser_voluntariado@vascodagama.ipbeja.pt&cc=&bcc=&subject=&body=&curmbox=00000000-0000-0000-0000-000000000001&a=59d388244f6c0820858d80e799c8ae08778a038a0de21d15c3f2d88bf9b8973b / http://by140fd.bay140.hotmail.msn.com/cgi-bin/compose?mailto=1&msg=E8BCFCC3-C502-49B4-8211-F900149739B0&start=0&len=283313&src=&type=x&to=sonia.carvalho@sas.pbeja.pt&cc=&bcc=&subject=&body=&curmbox=00000000-0000-0000-0000-000000000001&a=59d388244f6c0820858d80e799c8ae08778a038a0de21d15c3f2d88bf9b8973b ou para o 284 313210 (ext. 2314).

Participe e divulgue este Projecto...
A equipa do SER agradece!


P’lo Projecto SER

Sónia Carvalho
Coordenadora do Projecto
Rua Pedro Soares, Ed. dos Serviços Comuns, s/n
7801-908 Beja
Tel.: 284 313 210 (ext. 2314)
Fax: 284 313 219
E-mail: gapp@ipbeja.pt

domingo, 11 de março de 2007

Continuando com os ALERTAS...



ATENÇÃO !!!

Desde dia 1 de janeiro 2007, a Turquia tem uma nova moeda, a "nova lira turca" (Yeni Turk Lirasi ), que substitui a lira antiga bastante desvalorizante, pela qual tiraram nada menos de 6 zeros.

Quando se olha para a nova lira, nota-se logo que se parece estranhamente com a moda de 2 euros. Se comparar estas 2 moedas, constata-se que têm exactamente a mesma aparência (uma parte de cobre central rodeado por uma parte de niquel), tendo sensivelmente o mesmo tamanho. A face da moeda tem, como muitos euros, 1 cabeça desenhada ( neste caso trata-se de Ataturk, como os euros mostrando o rei de Espanha, o rei da Belgica...). A única diferença é que no lugar do 2 dos 2 euros tem 1 e é semelhante ao 1 das moedas de 1 euro.

Esta lira turca é uma imitaçao juridicamente inatacável da moeda de 2 euros. Ela vale apenas 0,4 euro (e na Europa não tem qualquer validade, ou seja não vale mesmo nada ). Apenas permite dar troco, criando assim lucros substanciais. Por enquanto, estejam atentos , verifiquem bem se as vossas moedas de 2 euros não são liras turcas, porque estas já começaram a circular na zona euro.

sábado, 10 de março de 2007

ALERTA - Apanhar Ladrões dos MB´s! (UPDATE)

Pois é... parece que afinal o alerta dado em relação ao "código multibanco invertido para apanhar ladrões" É MENTIRA!
Vejamos o esclarecimento da SIBS:
A Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), informa, na sequência da circulação de mensagens electrónicas via e-mail que referem a utilização invertida do código secreto dos cartões (PIN) como mecanismo de alerta das forças policiais em caso de assalto, que:
1 - As informações são falsas.
2 - A referida técnica, de introdução do PIN "invertido", não funciona na rede de Caixas Automáticos Multibanco.
3 - A SIBS não tem informação sobre a implementação desta técnica em qualquer país europeu ou de qualquer outro continente.
A SIBS aproveita para relembrar as boas regras de gestão do código secreto do cartão na rede Caixa Automático Multibanco:
- O código secreto é pessoal e intransmissível e deverá ser memorizado.
- Nunca, em circunstância alguma, divulgue o código secreto (Código Pessoal ou PIN).
- Assim que receber o código secreto memorize-o e destrua o envelope de informação do mesmo; caso pretenda guardá-lo, não o deixe em lugar visível e/ou facilmente acessível.
- Não deve igualmente escrever o Código secreto no próprio cartão, nem em qualquer outro documento que tenha junto do cartão;
- Se pretender alterar o código pessoal, não utilize conjugações de 4 dígitos de fácil apropriação (por exemplo, o ano de nascimento ou o dia e mês de aniversário).
As informações (abaixo reproduzidas) que circulam via e-mail sobre utilização invertida do PIN são falsas.
---------------


Mais um alerta recebido por e-mail. Apesar de não ter garantia da veracidade da informação(ainda que, com a referência da fonte, a possa conhecer), divulgo sempre os alertas que julgo importantes ao conhecimento para a vivência do nosso dia-a-dia. Cá fica o registo:


SENHA DO CARTAO DO BANCO INVERTIDA...

Se for alguma vez, forçado por um ladrão a retirar dinheiro do Multibanco, você pode avisar a policia imediatamente, digitando a senha ao contrario. Por exemplo, se sua senha for 1234, entao voce digita 4321. A máquina reconhece que sua senha está invertida, de acordo com o cartao que voce acabou de inserir. A máquina, de qualquer maneira, lhe dará o dinheiro, mas para desconhecimento do ladrao, a polícia será imediatamente accionada/ enviada para o ajudar.

Esta informacao foi recentemente publicitada via TV, mas raramente é usada, porque as pessoas não sabem da existência desse mecanismo de defesa. Por favor, passem isso adiante a todos os vossos conhecidos. É uma informacao extremamente útil e necessária.



Eng. Catarina Santos csantos@cv.ua.pt
Departamento de Cerâmica e Vidro Universidade de Aveiro PORTUGAL
www.ua.pt file:///C:\Documents%20and%20Settings\User\Application%20Data\Microsoft\Signatures\www.ua.pt

sexta-feira, 9 de março de 2007

Congresso "It´s Your Turn!" - Áustria

Congresso "It's your turn!"
Data: 05-08-2007 - 12-08-2007
Local: Mürzzuschlag (Austria)
Cerca de 60 participantes de toda a Europa motivados para levar a cabo projectos de desenvolvimento sustentável, na área dos Direitos Humanos, Arte e Cultura.
Durante o congresso haverá um conjunto de vários workshops, nos quais os participantes poderão melhorar as suas competências para os seus projectos.
Não é obrigatório ter experiencia!
Custos: 30% dos custos da viagem
Idioma: Inglês
Prazo de candidatura: 25-05-2007
Ficha de candidatura disponível em: http://www.eyc2007.eu/uploads/EYC_Application.doc
Site oficial do Congresso: http://www.eyc2007.eu/
Mais informações contactar: joanacambeiro@proatlantico.com
---
Fonte: http://www.netcode.pt/bukes/ver_buke.php?bid=4023&page=1

quinta-feira, 8 de março de 2007

NADA COMO UMA MULHER INTELIGENTE...

...
...
Um casal foi de férias para um Hotel no interior.

O homem gosta de pescar de madrugada e a mulher gosta de ler.

Uma manhã o marido volta depois de horas a pescar e resolve tirar uma soneca.

Apesar de não conhecer bem o lago, a mulher decide pegar no barco do marido e ler no lago.

Ela navega um pouco, coloca a ancora e continua a ler o seu livro.

Chega um guarda-rios no seu barco, pára ao lado da mulher e diz:

- Bom dia minha senhora, o que está a fazer?

- Estou a ler, responde ela.

- A semhora está numa área restrita em que a pesca é proibida, diz o guarda.

- Sinto muito senhor guarda, mas não estou a pescar, estou a ler.

- Sim, mas com todo o equipamento de pesca. Pelo que sei, a senhora pode começar a qualquer momento. Se não sair daí imediatamente, terei de lhe passar a multa e processá-la.

- Se o senhor fizer isso, terei que acusá-lo de assédio sexual, diz a senhora.

- Mas eu nem sequer a toquei - retorquiu o guarda.

-É verdade, mas o senhor tem todo o equipamento e pelo que sei, pode começar a qualquer momento.
Tenha um bom dia, madame - diz o guarda e foi embora.

---

MORAL DA HISTÓRIA:

NUNCA DISCUTAS COM UMA MULHER QUE LÊ,
É CERTO QUE ELA PENSA.

DIA INTERNACIONAL DA MULHER


FESTEJEMOS ESTE GRANDE DIA!


PORQUÊ O DIA 8 DE MARÇO ?
Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.
---
O QUE SE PRETENDE COM A CELEBRAÇÃO DESTE DIA?
Pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher.
---
MARCOS DE UM PERCURSO:
1691 - Estados Unidos
As mulheres votam no Estado do Massachussetts. Perdem este direito em 1789.
1788 - França
Condorcet, filósofo e homem político francês, reclama para as mulheres o direito à educação, à participação na vida política e ao acesso ao emprego.
1792 - Reino Unido
Mary Wollstpnecraft pioneira da acção feminista, publica uma vindicta das Mulheres.
1822 - Portugal
Primeira Constituição Liberal. Tanto esta Constituição como as seguintes afirmam. que a lei é igual para todos, sem referência especial às mulheres.
1840 - Estados Unidos
Lucrécia Mott lança as bases de Equal Rights Association pedindo a igualdade de direitos para as mulheres e para os negros.
1857 - Estados Unidos
No dia 8 de Março, em Nova Iorque, greve das operárias têxteis para obter a igualdade de salários e a redução das horas dc trabalho, para 10 horas por dia.
1859 - Rússia
Aparecimento de um movimento feminino em St. Pctersburgo para a emancipação da mulher.
1862 - Suécia
As mulheres votam nas eleições municipais.
1865 - Alemanha
Louise Otto funda a Associação Geral das Mulheres AIemãs.
1866 - Reino Unido
John Stuart MIII, filósofo e economista inglês, reclama o direito de voto para as mulheres.
1868 - Reino Unido
Criação da Sociedade Nacional para o Sufrágio Feminino.
1869 - Estados Unidos
Nascimento da Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres. O estado dc Wyoming concede o direito de voto às mulheres para atingir o número de eleitores necessário para entrar na União.
1870 - França e Suécia
As mulheres têm acesso aos estudos médicos. - Turquia Inauguração de urna Escola Normal destinada a formar professoras para as escolas prirnárias e secundárias para raparigas.
1874 - Japão
Abertura da primeira Escola Normal para raparigas.
1878 - Rússia
Abertura da primeira Universidade feminina em St. Petersburgo.
1882 -. Estados Unidos
Susan B. Anthony funda o Conselho Nacional de Mulheres, tendo como patrono Victor Hugo; o célebre escritor era então um dos chefes do Partido Republicano.
1893 - Nova Zelândia
Concedido o direito de voto às mulheres.
1901.- França
O deputado socialista René Viviani, sustenta pela primeira vez um debate sobre o direito de voto das mulheres.


quarta-feira, 7 de março de 2007

ALERTA - Medula Óssea Precisa-se

Como vem sendo hábito, divulgo mais um e-mail... não custa ajudar, nem que seja só a passar a informação, não é?! Cá fica...
Assunto: AJUDEM-ME

Reencaminhem ao maior numero de pessoas.. eu por ti faria o mesmo!
Eu sou a Andreia, tenho 22 anos, sou Educadora de Infância recém formada e moro em Lisboa. Até há pouco tempo a minha vida decorria normalmente e feliz até que me foi detectada Leucemia do tipo Mieloide Crónica. Poderei ficar totalmente curada se receber uma transplantação de medula óssea. Constatamos que tanto os meus pais como irmã não são compatíveis para o efeito, e... como tal procuro um dador.

Todos os esclarecimentos podem ser obtidos no site do CEDACE -CENTRO DE HISTOCOMPATIBILIDADE DO SUL
http://www.chsul.pt[1].
O meu nome é Andreia Margarida Morais e Mota. Poderá contactar-nos através do 966886302 ou
motaandreia@hotmail.com[2].

O possível dador não correrá qq risco. Ficar-lhe-ei eternamente grata se me puder ajudar! Caso não seja possível, agradeço na mesma a sua atenção e desejo-lhe toda a felicidade que eu gostaria de ter.
Um beijinho Andreia.
Por Favor, Não ignorem a minha mensagem. Ler e reencaminhar não custa nada e pode ajudar-me. Obrigada.

Dia Mundial da Assistente Social


segunda-feira, 5 de março de 2007

Programa "REAPN" a Não Perder!


"SER INTEGRANTE" promove...

Curso de Formação em Psicoterapia Integrativa
- Uma Abordagem Transdisciplinar do Processo Terapeutico -


Estrutura da Formação (aprovada pela EAP - European Association of Psychotherapy - entidade que promove o reconhecimento da formação em psicoterapia em toda a Europa).

- 2 anos de Formação Teórica e Prática
Psicoterapia Individual/Supervisão – mínimo 250 horas

- No final do segundo ano, o formando poderá iniciar a sua actividade. A formação prossegue nos dois anos seguintes através de sessões de supervisão da sua pratica como psicoterapeuta.

Destinatários:

Este Curso é destinado a Psicólogos, Médicos, Enfermeiros, Técnicos de Serviço Social, Educadores Sociais, outros licenciados da área das ciências da saúde, sociais e humanas com motivação para a serem psicoterapeutas. Outras licenciaturas poderão ser avaliadas individualmente.

Inicio da Formação: 14 de Abril 2007
Periodicidade Quinzenal ao Sábado
Mensalidade: 150€

Inscrições:
Av. Luis Bivar , 93-6º Esq.
(entre as 14h00 e as 19h00)
21 3146274 / 96 230 25 34
SerIntegrante@netcabo.pt
Documentação para Inscrição: CV resumido e Certificado de Licenciatura.

domingo, 4 de março de 2007

Mais (In)Formação Social

---
ANIMA'07 - II Encontro Internacional de Animadores Socioculturais (Espanha)
Datas: 22, 23 e 24 Junho 2007
Local: Madrid (Espanha)
---
Curso Online "Desenvolvimento e Avaliação de Projectos Socioculturais"
Datas: Abril e Julho 2007
Preço: €50,00 - Sócios RIA; €70,00 - Não-sócios RIA
Professor: Víctor J. Ventosa Pérez
Organização: RIA-Rede Iberoamericana de Animação Sociocultural
---
JASC 2007 - Jornadas de Animação Sociocultural do Cartaxo
Data: 03 Maio 2007
Local: Cartaxo - Complexo Desportivo e Cultural da Quinta das Pratas
Organização: Câmara Municipal do Cartaxo


Ver Mais Informações em: http://www.apdasc.com/pt/index.php?option=com_content&task=view&id=431&Itemid=94

sábado, 3 de março de 2007

Em Agenda no "Insistente Social"


Colóquio "Sem Nós Nem Abrigo", a realizar no dia 15 de Março de 2007, na Casa Municipal da Cultura em Coimbra.
---
XII Encontro Nacional de Sociologia "Cidadania e Empregabilidade: As Novas Paisagens Socioprofissionais", a realizar nos dias 27 e 28 de Março de 2007, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
---
II Congresso Português de Avaliação e Intervenção em Gerontologia "Vulnerabilidade da Pessoa Idosa", a realizar nos dias 10 e 11 de Maio de 2007.


Mais Informações Em: http://insistente-social.blogspot.com/

sexta-feira, 2 de março de 2007

ProAtlântico - Candidaturas para o SVE-Serviço Voluntário Europeu

A ProAtlântico – Associação Juvenil está a receber candidaturas para o Serviço Voluntário Europeu (SVE) ao abrigo do Programa Juventude em Acção.
O SVE caracteriza-se por um conjunto de tarefas de aprendizagem não formal, com o objectivo de melhorar e/ou adquirir competências pessoais, educacionais, profissionais e de integração social.
Idade:18-30 anos. Áreas: Cultura; Arte; Juventude; Desporto; Assuntos Sociais; Ambiente; etc... Duração dos projectos: 2 meses a 1 ano.
Custos: É gratuito! A viagem, estadia, alimentação, seguro e curso de língua, estão totalmente cobertos. Os voluntários recebem um subsídio mensal.
O SVE é também reconhecido pela Comissão Europeia que atribui um certificado no final!

Base de Dados dos projectos: http://ec.europa.eu/youth/program/sos/hei/hei_en.cfm
Documentos necessários: CV com fotografia e carta de motivação (em Inglês)
Inscrição: 20€. Telefone: 214218417 (14h-20h)
E-mail: joanacambeiro@proatlantico.com
Site: www.proatlantico.com

Fonte: http://www.netcode.pt/bukes/ver_buke.php?bid=4023&page=1