Acerca de mim

Sou Técnica de Serviço Social /Assistente Social por gosto! ATENÇÃO: Não sou do signo Touro (como está no profile), mas sim CAPRICÓRNIO! ;)
Google

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Caso Esmeralda...


Afinal parece que temos mais "Esmeralda´s" em Portugal...

deixo o meu comentário, citando um provérbio Chinês:


"Todas as flores do futuro

estão nas sementes de hoje."


E pergunto:

Quando é que será que o Estado Português

se digna a equilibrar a balança da justiça?!

RAZÃO e AMOR podem ter peso e medida, basta que queiramos!

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Notícias


Natal - Angariar cinco mil pares de meias para os sem-abrigo de Lisboa


A Comunidade Vida e Paz, instituição de solidariedade social católica, está angariar cinco mil pares de meias até 13 de Dezembro para os distribuir aos sem-abrigo da cidade de Lisboa. Lançada há um mês, a campanha "Junta as tuas meias às minhas!" propõe-se recolher cinco mil pares de meias, mas Pedro Santos, monitor da Comunidade Vida e Paz, disse que o número deverá ser ultrapassado, dado que a adesão de pessoas e empresas à iniciativa tem "superado as expectativas". De acordo com a mesma fonte, as meias, novas, têm sido entregues por pessoas, a título individual, paróquias, empresas e escolas, entre outros. Depois de recolhidas, serão distribuídas pelos sem-abrigo na habitual Festa de Natal, que decorre a 14, 15 e 16 de Dezembro numa das cantinas da Universidade de Lisboa. Além das meias e de uma refeição quente especial, os sem-abrigo vão receber comida, agasalhos e outro tipo de roupa. "As meias que sobrarem serão encaminhadas para os centros terapêuticos", adiantou Pedro Santos. A Comunidade Vida e Paz, tutelada pelo cardeal-patriarca de Lisboa, tem três centros terapêuticos - em Fátima, Venda do Pinheiro e Sobral do Monte Agraço - que albergam, no conjunto, cerca de uma centena de idosos com carências familiares e sociais, toxicodependentes e alcoólicos. Diariamente, equipas de voluntários confeccionam e distribuem aos sem-abrigo de Lisboa mais de uma centena de sacos com leite, sandes e um bolo, além de agasalhos e roupa.
---
Crianças - Crimes sexuais contra menores triplicaram em Portugal nos últimos cinco anos

Os crimes sexuais contra crianças e jovens triplicaram em Portugal nos últimos cinco anos, tendo a Policia Judiciária registado 1.300 casos em 2006 contra menos de 400 em 2001. Dos casos de abusos sexuais contra menores registados em 2006, 81 por cento (quatro em cada cinco) foram cometidos por familiares próximos e 28 por cento por vizinhos. A maioria dos crimes foi em casa (60,45 por cento) e os restantes em locais ermos (7,69 por cento), escolas ou colégios (4,46 por cento) ou em meios de transporte (4,22 por cento). Os dados apresentados em Maio pelo coordenador do Departamento de Investigação Criminal do Funchal, Carlos Farinha, referem ainda que 34 por cento das mães das crianças e dos jovens são as principais denunciadoras. Estes crimes são também denunciados pelo pai (14 por cento), pelas comissões de protecção de menores (10 por cento), pelo tribunal (7 por cento) e pelas escolas (5 por cento). Em 96 por cento dos casos o agressor era do sexo masculino e em 75 por cento as vítimas eram do sexo feminino. Há ainda 4 por cento de casos de agressores do sexo feminino e 25 por cento de vítimas do sexo masculino. Segundo Carlos Farinha, os números revelam ainda que existem muitos agressores sexuais acima dos 70 anos e que em relaçäo às vítimas, a faixa etária mais atingida é entre os oito e os 13 anos.
---
Missões de Solidariedade em Exposição Fotográfica na Universidade Católica do Porto

O Centro Regional do Porto da Universidade Católica recebe, no Dia Internacional do Voluntário, 5 de Dezembro, pelas 18h30, uma Exposição de Fotografia sobre as Missões de solidariedade realizadas pela GAS’ África no Verão de 2007, em Angola e Moçambique. Diversos voluntários deste Grupo de Acção Social darão o seu testemunho, contando algumas das vivências em terras Africanas. O Grupo GAS’ África existe na Universidade Católica Portuguesa há 18 anos e actualmente está integrado na Caso – Católica Solidária. É constituído por estudantes de diferentes cursos e faculdades, que partem todos anos para Missão, durante Agosto e Setembro, onde trabalham em contexto hospitalar – prestando cuidados básicos de saúde e apoio psicossocial – e em centros de acolhimento de crianças. Já realizaram projectos em Angola (Luanda e Lubango), Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Portugal (Madeira). Esta exposição pretende dar a conhecer o trabalho dos voluntários da GAS’ África, assim como angariar fundos para a realização de projectos futuros.
---
Acções solidariedade do Rotary Clube de Olhão
A “Campanha abrace quem tem frio” do Rotary Clube pretende recolher agasalhos, livros e brinquedos até ao dia 12 de Dezembro. Os interessados podem deixar as suas contribuições na loja n.º 12 da Av. da República em Olhão (perto da Igreja Matriz/Senhor dos Aflitos) no seguinte horário: durante a semana das 15:00 às 18:00 horas, aos sábados das 10:00 às 13:00 horas. A “Noite de Fados” é o evento que o Rotary Clube de Olhão promove no dia 13 de Dezembro, no Restaurante Kinkas, às 20:30 horas. O custo do jantar é de 22 euros. Os fundos recolhidos vão ser entregues ao Centro de Bem-Estar Social Nossa Sra. de Fátima, que alberga mais de 30 raparigas com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos de idade. Os bilhetes podem ser comprados até ao dia 10 de Dezembro na mesma loja onde são entregues as contribuições para a campanha de agasalhos.
---
É caso para dizer que a Solidariedade está em alta!

terça-feira, 27 de novembro de 2007

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Seminário Internacional

Os Desafios da Economia Solidária Reflexão sobre as Experiências Portuguesa e Brasileira

16 de Janeiro de 2008
Auditório da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
Programa:
9:00 – Abertura do Secretariado
9:30 – Conferência de abertura - Boaventura de Sousa Santos (CES/FEUC)
10:15 – Pausa para café
10:30 – SESSÃO I. Economia Solidária – diversidade e unidade
"Um balanço sobre a Economia Solidária no mundo" - Jean-Louis Laville (LISE/CNRS)
"A Economia Solidária no Brasil" – Luiz Inácio Gaiger (UNISINOS)
"A Economia Solidária em Portugal" – Rui Namorado (CEC/FEUC)
Comentadores: Jordi Estivill (Universidade de Barcelona), Pedro Hespanha (CES/FEUC)
13:30 Almoço
15:00 SESSÃO II. Sucessos e dificuldades das experiências de economia solidária em Portugal e no Brasil
- Painel com a participação de Alberto Melo (Universidade do Algarve) António Cattani (UFRGS) José Portela (CETRAD) Marília Veronese (UNISINOS) Rogério Roque Amaro (PROACTI) Manuel Canaveira de Campos (INSCOOP) Pedro Hespanha (CES/FEUC)
Moderação: Sílvia Ferreira (CES/FEUC)
18:00 - Conclusões e encerramento
Organização: Centro de Estudos Sociais e Centro de Estudos Cooperativos da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Instituições parceiras: CETRAD (Universidade de Trás-os-Montes), INSCOOP – Instituto António Sérgio para o Sector Cooperativo, PROACTI (ISCTE)

Comissão organizadora: Pedro Hespanha, Rui Namorado, Carlota Quintão, Cláudia Nogueira, Vanda Pacheco

Inscrições obrigatórias em:

Estar empregado em Portugal não evita a pobreza

Portugal é dos poucos países da União Europeia onde estar empregado não evita a pobreza, indica um relatório segundo o qual cerca de 14 por cento das pessoas que trabalharam em 2004 tiveram rendimentos abaixo do nível da pobreza.
Os dados constam do Quarto Relatório da Coesão, apresentado em Junho de 2007, onde se faz um diagnóstico europeu das disparidades regionais nos diversos Estados-membros e se avalia o impacto da política de coesão europeia no período 2000-2006.
---

domingo, 25 de novembro de 2007

25 de Novembro - Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher


Definido no I Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe, realizado em 1981, em Bogotá, Colômbia, o 25 de Novembro é o Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher.


A data foi escolhida para lembrar as irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), assassinadas pela ditadura de Leônidas Trujillo na República Dominicana.


Em 25 de novembro de 1991, foi iniciada a Campanha Mundial pelos Direitos Humanos das Mulheres, sob a coordenação do Centro de Liderança Global da Mulher, que propôs os 16 Dias de Ativismo contra a Violência contra as Mulheres, que começam no 25 de novembro e encerram-se no dia 10 de dezembro, aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada em 1948. Este período também contempla outras duas datas significativas: o 1o de Dezembro, Dia Mundial da Luta contra a AIDS e o dia 6 de Dezembro, Dia do Massacre de Montreal.


Em março de 1999, o 25 de novembro foi reconhecido pelas Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher.

---

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

CONVITE


- Clicar na imagem para ampliar o Convite -

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

(In)Formação CES

III Ciclo Anual Jovens Cientistas Sociais 2007/2008

Conferência Modelos de inovação
22 Novembro de 2007 - І Sala de Seminários do Centro de Estudos Sociais
Sandro Mendonça – ISCTE

Resumo: Nesta conferência far-se-á revisão da forma como o papel da ciência em relação à inovação tem sido definido nas últimas cinco décadas, mostrando a mudança de um modelo linear para um modelo de interpretação de ligações em cadeia. É proposto um modelo de terceira geração, que sumaria a investigação em curso sobre a natureza do conhecimento economicamente útil, a diversidade dos intervenientes na aprendizagem e os resultados da inovação. Embora a visão de ligações em cadeia vá mais além do modelo linear quando insiste em que a ciência é parte do processo mas não necessariamente o seu passo inicial, sente-se hoje a necessidade de reconhecer explicitamente a dimensão associada à multiplicidade de actores de inovação e o contexto institucional mais amplo em que ocorrem formas distintas de aprendizagem. A razão é simples: quase todos os produtos com elevado valor acrescentado incorporam elementos de conhecimento científico. Mas a ciência é apenas uma entre diferentes fontes de conhecimento que induzem crescimento baseado em inovação. Deverá ser dada mais atenção ainda à compreensão de mercados e de organizações.

Comentadores: José Reis e Filipe Almeida

Poderá consultar o programa das diferentes conferências em:

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Estudante do ISCAP Desaparecida

Não querendo acreditar em brincadeiras de mau gosto e ignorando os alertas relativos à intenção de reunir contactos de e-mail, o (In)Formação Social divulga, mais uma vez, um desaparecimento (ou não)... desta vez, uma estudante universitária.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Todos Diferentes, MAS... Todos Iguais (ou não...)

... é o nome do site, onde se encontra uma Petição pela obrigatoriedade de publicação, em sítio do ministério das finanças, das dívidas do Estado, incluindo as dívidas das autarquias locais, dos institutos públicos, das empresas públicas, dos serviços do estado com a natureza de serviços integrados e de fundos autónomos, dos hospitais com a natureza jurídica de sociedades anónimas ou de entidades públicas empresariais e das sociedades gestoras do programa polis, de que sejam credores os particulares e as empresas.
PARECE-ME MESMO MUITO BEM!
Eu já assinei! Assinem também!

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Imigrantes Exemplo de Integração a Concurso


A PLATAFORMA SOBRE POLÍTICAS DE ACOLHIMENTO E INTEGRAÇÃO DE IMIGRANTES LANÇA PRÉMIO EMPREENDEDOR IMIGRANTE DO ANO.


- Concurso aberto até 26 de Novembro -


A Plataforma sobre Políticas de Acolhimento e Integração de Imigrantes, criada para promover e divulgar os princípios básicos comuns para a integração de imigrantes, definidos pela Comissão Europeia, quer premiar imigrantes que constituam exemplos de integração proactiva e inovadora na economia Portuguesa.


O concurso decorre até 26 de Novembro e a ele podem candidatar-se imigrantes, com autorização de residência em Portugal há mais de 5 anos, e que se tenham distinguido pelo papel empreendedor e responsável no contexto da sociedade portuguesa.




Para mais informações e o programa detalhado, consulte www.gulbenkian.pt

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Novo Espaço Virtual para Assistentes Sociais

Caras colegas
Venho divulgar um espaço virtual que pretende constituir-se futuramente num CENTRO DE RECURSOS para ASSISTENTES SOCIAIS que desenvolvem a sua actividade profissional na área da saúde. Encontra-se organizado para facilitar o acesso a recursos legislativos, documentais e bibliográficos, mas ainda está em construção e muito incompleto. Aliás, estará em permanente construção. Os conteúdos são da responsabilidade dos alunos da unidade curricular "Serviço Social e Políticas Sociais III - Saúde" da licenciatura em Serviço Social do Instituto Superior Miguel Torga (Coimbra). Por isso, a primeira fase de “preenchimento” estará concluída em Janeiro de 2008. Espero que venha a ser útil. Caso tenham sugestões ou críticas que sirvam para melhorar o espaço, agradecemos a sua colaboração.

http://servicosocialsaude.wordpress.com/

Com os melhores cumprimentos
Sónia Guadalupe Abreu

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Pedido de Ajuda

Assunto: AJUDEM-ME
Reencaminhem ao maior número de pessoas.. eu por ti faria o mesmo!
Eu sou a Andreia, tenho 22 anos, sou Educadora de Infância recém formada e moro em Lisboa. Até há pouco tempo a minha vida decorria normalmente e feliz até que me foi detectada Leucemia do tipo Mieloide Cronica.
Poderei ficar totalmente curada se receber uma transplantacao de medula óssea. Constatamos que tanto os meus pais como irmão não são compatíveis para o efeito, e... como tal procuro um dador.

Todos os esclarecimentos podem ser obtidos no site do CEDACE - CENTRO DE HISTOCOMPATIBILIDADE DO SUL -
http://www.chsul.pt
O meu nome e Andreia Margarida Morais e Mota.
Poderá contactar-nos através do 966886302 ou
motaandreia@hotmail.com
O possivel dador não correrá qualquer risco.
Ficar-lhe-ei eternamente grata se me puder ajudar!
Caso não seja possivel, agradeço na mesma a sua atenção e desejo-lhe toda a felicidade que eu gostaria de ter.
Um beijinho, Andreia.
Por Favor, Não ignorem a minha mensagem... Ler e reencaminhar não custa nada e pode ajudar-me.
Obrigado

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Sessão de Esclarecimento - REAPN/Portalegre

“A Qualidade das Respostas Sociais - Como pôr em prática Sistemas de Gestão da Qualidade nas IPSS's?"


O Núcleo Distrital de Portalegre da REAPN, em parceria com o Centro Distrital de Segurança Social de Portalegre, vem por este meio divulgar a Sessão de Esclarecimento sobre: "A Qualidade das Respostas Sociais - Como pôr em prática Sistemas de Gestão da Qualidade nas IPSS's?". A sessão será dinamizada pela Dra. Ana Coutrim, da Unidade de Acção Social do ISS - Instituto de Segurança Social.


- Data: 22 de Novembro de 2007
- Hora: 14h30 - 17h00
- Local: Centro Distrital de Segurança Social de Portalegre - Auditório

1ª Parte: Como pôr em prática Sistemas de Gestão da Qualidade nas IPSS's?
2ª Parte: Debate e esclarecimento de dúvidas dos participantes, relativamente aos referenciais da Qualidade.

Por questões logísticas, solicitamos a confirmação da sua presença, até ao dia 21 de Novembro de 2007, para os seguintes contactos:

Núcleo Distrital de Portalegre da REAPN
Rua D. Nuno Álvares Pereira, 61, 2º Dto.
7300 - 200 Portalegre
T. (+351) 245 202 407
F. (+351) 245 202 408

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Agenda REAPN



FORMAÇÃO


NOV 28 2007
Implementação de sistemas de gestão da qualidade das respostas sociais
Acção de Formação
Núcleo Distrital: Portalegre
Data limite para inscrição até 26 de Novembro

Inscrição - Associados: 30€ ;Não Associados: 70 €

NOV 27 2007
A qualidade nas organizações sem fins lucrativos de acção social
Acção de Formação
Núcleo Distrital: Bragança
Data limite para inscriçãoaté 20 de Novembro

Inscrição - Associados: 50€; Não Associados: 100 €

NOV 20 2007
Animação Sócio-cultural com idosos
Acção de Formação
Núcleo Distrital: Lisboa
Data limite para inscrição até 15 de Novembro

Inscrição - Associados: 30€; Não Associados: 60 €

NOV 16 2007
A qualidade nas organizações sem fins lucrativos de acção social
Acção de Formação
Núcleo Distrital: Aveiro
Datas16, 22, 23 e 29 de Novembro 3, 15, 17 e 18 de Dezembro de 2007

Inscrição- Associados e estudantes: 100€; Não associados: 175€

NOV 16 2007
Gestão da qualidade nas respostas sociais
Acção de Formação
Núcleo Distrital: Setúbal
Data limite para inscrição até 15 de Novembro

Inscrição - Associados: 20€; Não Associados: 30 €

NOV 15 2007
Gestão da Qualidade nas IPSS
Acção de Formação
Núcleo Distrital: Viseu
Data limite para inscrição13 de Novembro de 2007

Inscrição - Associados e estudantes: 20€; Não Associados: 40€

NOV 14 2007
A qualificação das Organizações sem Fins Lucrativos de Acção Social
Acção de Formação
Núcleo Distrital: Porto
Data limite para inscrição12 de Novembro de 2007

Inscrição - Associados: 100€; Não associados: 175€

NOV 13 2007
A qualidade nas organizações sem fins lucrativos de acção social
Acção de Formação
Núcleo Distrital: Braga
Datas13, 22, 27 de Novembro 5, 7, 12 e 14 de Dezembro

Inscrição - Associados: 100€; Não Associados: 175€

NOV 12 2007
Síndrome de Burnout: o que é? Como se previne?
Acção de Formação
Núcleo Distrital: Setúbal
Inscrição - Associados: 10€; Não Associados: 20€


EVENTOS


NOV 30 2007
Olhares sobre a deficiência: concertar actuações, despertar consciências
Encontro Regional
Núcleo Distrital: Castelo Branco
Encontro organizado pelo Núcleo Regional do Centro, constituido pelos Núcleos Distritais da REAPN de Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Santarém e Viseu.

NOV 29 2007
Promoção do emprego de pessoas em situação de desvantagem no mercado de trabalho
Workshop
Núcleo Distrital: Braga
Data limite para inscrição27 de Novembro

Inscrição - Associados: gratuita; Não associados: 5€

NOV 27 2007
O trabalho social com idosos no distrito de Vila Real: discussões e aprendizagens
Workshop
Núcleo Distrital: Vila Real
Data limite para inscrição até 23 de Novembro

Inscrição 1 dia - Associados: 15€; Não Associados: 25€

Inscrição 2 dias - Associados: 25€; Não Associados: 40€

Datas e locais: 27 de Novembro _ Centro Paroquial S. Paulo - Cerva

28 de Novembro _ Santa Casa da Misericórdia de Ribeira de Pena

NOV 21 2007
O voluntariado no apoio ao idoso e à família
Workshop
Núcleo Distrital: Braga
Data limite para inscrição19 de Novembro

Inscrição Gratuita, mas obrigatória
---

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Notícias SOLIDARIEDADE

Maus-tratos fazem 3.500 vítimas, por ano nos países da OCDE
Mais de 20 mil crianças morrem anualmente nos países da OCDE, 3.500 das quais vítimas de maus-tratos, segundo um relatório da Unicef que se debruça sobre o bem-estar das crianças e dos jovens nas economias mais avançadas do mundo.
Espanha, Grécia, Itália, Irlanda e Noruega tem as mais baixas taxas de mortalidade infantil por maus-tratos.
Além dos maus-tratos, os acidentes de viação, o afogamento, as quedas, os incêndios e os envenenamentos são as principais causas de morte.
---
Castigos corporais na família punidos em 19 países no mundo
Os castigos corporais a crianças praticados na família são proibidos e punidos em 19 países do mundo, incluindo Portugal, o que representa 2,3 por cento da população infantil mundial, segundo um relatório que será apresentado em Lisboa.
O documento foi apresentado na conferência sobre "A Parentalidade positiva - estratégias e formas de apoio às famílias", realizada no âmbito da presidência portuguesa da União Europeia.
---
Educação é fundamental para reduzir pobreza a metade até 2015
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) defende que mais e melhor educação é fundamental para se conseguir trabalho digno, para uma globalização mais justa e para reduzir a pobreza para metade até 2015.
A relação entre o desenvolvimento de competências e a empregabilidade e entre o crescimento económico e a redução da pobreza é o ponto central da Agenda Global para o Emprego e dos Programas de Trabalho Digno por País da OIT.
---
Troca de Seringas Nas Prisões
Polémica conduziu a atraso "quase criminoso" O presidente do Instituto da Droga e Toxicodependência (IDT) defendeu que a polémica levantada sobre o programa de troca de seringas nas cadeias portuguesas conduziu a "um atraso quase criminoso" na aplicação dessa medida. Em entrevista à agência Lusa, João Goulão considerou "exagerada" a polémica em torno do programa experimental de troca de seringas para reclusos e afirmou que, do seu ponto de vista, "conduziu a um atraso quase criminoso na implementação da medida, porque de facto ela continua a fazer sentido".
---

terça-feira, 6 de novembro de 2007

III Jornadas Apatris 21


A APATRIS 21, no âmbito de uma filosofia de intervenção pautada pela inclusão das pessoas portadoras de deficiência mental, procura assumir um papel activo na implementação de práticas conducentes ao seu desenvolvimento integral, de forma a que possam ter uma vida com algum grau de autonomia e desempenhar actividades laborais.

Candidaturas abertas para Programas de Bolsas do CES‏



Com o objectivo geral de alargar as potencialidades e dimensão das redes internacionais de investigação que deseja desenvolver no contexto dos países lusófonos, o CES criou os seguintes programas de bolsas:


Um Mês no CES


São atribuídas anualmente duas bolsas a reputados/as investigadores/as de países de língua oficial portuguesa visando, por um lado, possibilitar o diálogo científico entre investigadores/as de diferentes continentes e, por outro, proporcionar às/aos visitantes a oportunidade de se dedicarem à sua própria investigação e escrita. Durante a sua estadia no CES, os/as investigadores/as visitantes são convidados a conduzir um seminário no Centro.


Bolsas para Jovens Investigadores


Este programa consiste na atribuição anual de duas bolsas que visam dar a jovens investigadores de países de língua oficial portuguesa a possibilidade de se integrarem por períodos de um mês nas actividades e dinâmicas dos projectos de investigação realizados no Centro, sob orientação de um/a investigador/a senior.



Candidaturas entre 15 de Outubro e 30 de Novembro de 2007


[Mais informações…]

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Jornadas sobre MAUS TRATOS


I Jornadas "Maus Tratos Na Infância e Juventude"


... a realizar nos dias 19, 20 e 21 de Novembro de 2007,


nas instalações da Creche e Jardim de Infância de Grândola.


Mais Informações:
CPCJ Grândola
Tel/Fax 269 442 976

Segurança Social sai da zona de "alto risco"

A Segurança Social portuguesa vai sair do grupo de países de "alto risco", o que quer dizer que a União Europeia volta a acreditar na sustentabilidade do nosso sistema de pensões.
O Comité de Política Económica do Conselho da União Europeia (UE) validou as projecções apresentadas pelo Executivo para o longo prazo em relação à despesa com as pensões.

A Internet faz tanta falta...


...